Sobre Nós

Um pouco da nossa história:

Contexto da fundação da SOBREIRA LAR-MÓVEIS, LDA.

Portugal, final dos anos 70 do Século XX, final de uma década histórica em que renasce a esperança para uma melhoria do nível de vida, do nível económico e do nível cultural dos Portugueses.

        Panorama nacional e regional em 1978:

  • Carência de praticamente tudo no recheio da maioria das habitações.

  • Empresas de indústria, comércio e serviços, escassas e concentradas nos grandes centros.

  • Espectativa de crescente procura de bens móveis essencias em qualquer lar ou escritório.

        Mas:

  • Baixo poder de compra.

  • Ainda muito analfabetismo e iliteracia.

  • Contexto económico com uma inflação brutal.

  • Vias de comunicação rudimentares e em mau estado.

  • Crédito ao consumo inexistente e financiamento muito caro e difícil.

  • Parque habitacional escasso e em muitos casos degradado.

  • Crédito à habitação insipiente e com taxas altíssimas.

É neste cenário arriscado que o empresário e fundador Vicente da Silva Martins (1931-1998), visionou além da oportunidade de negócio, obviamente, também uma forma de contribuir socialmente para a melhoria de vida dos concidadãos, com a criação de emprego e facilitando o crédito na aquisição de bens móveis, alguns deles hoje, impensável a sua ausência em qualquer lar.

Foi esta a base da génese, para a 24 de Maio de 1978, criar a sociedade por quotas Sobreira Lar-Móveis, Lda. com sede social inicial em Sobreira, Vilarinho-Lousã, também local da primeira loja de exposição e vendas (1978-1981), posteriormente passámos para a Av.Dr.José Maria Cardoso-Lousã (1981-1983), depois e até à actualidade em instalações própias, na Rua de Coimbra nº.3  loja de exposição e também a partir de 1997, no nº.7C com mais uma loja de exposição, escritório e sede na mesma rua da Vila da Lousã.  Registo notarial e comercial com o objecto para o exercício do comércio a retalho de mobiliário para o lar, escritório, utilidades domésticas, electrodomésticos, louças, candeeiros, etc. (matrícula nº.263 da C.R.C da Lousã).

 

Começámos com o slogan "MÓVEIS PARA O LAR E ESCRITÓRIO" e como agentes-distribuidores em exclusivo para a região centro, de um dos melhores e maiores fabricantes portugueses de mobiliário dessa época e que se chamava

 

 

 

Tempos conturbados levaram ao fecho desta empresa logo em 1979 e tivemos que procurar outras representações, o que foi conseguido com a distribuição das marcas Levira, Melix, Kind e Julcar, produtoras de cozinhas, móveis de escritório, cadeiras e sofás de escritório, estantes metálicas, etc.

Levou-nos também ao norte de Portugal, para procurar o bom mobiliário doméstico fabricado em madeira maciça, produzido na região de Paços de Ferreira, acompanhámos a fase de grande incremento de muitos pequenos fabricantes especializados tanto em móveis como em estofos. A concentração deste tipo de fabrico neste concelho do norte levou-o, justamente, ao título da "Capital do Móvel".

Fomos também agentes da saudosa marca OLIVA, indústria de S.João da Madeira e além das máquinas de costura distribuímos também electrodomésticos e fogões em ferro fundido, desta que foi uma das últimas grandes indústrias portuguesas do séc.XX, com mais de 1000 funcionários.

O mercado mudou muito com a adesão de Portugal à então CEE, com melhorias de oferta é certo mas também com a entrada em força das grandes multinacionais da distribuição, principalmente a partir do início da década de 1990.

As pequenas e micro-empresas ou se adaptam e actualizam ou desaparecem no meio desta concorrência feroz, que tem como base quase imbatível, massa crítica, marketing agressivo e um suposto baixo preço.

Foi neste quadro que nos fomos adaptando e especializando naquilo em que podemos ser mais fortes, distribuindo produtos específicos para nichos de mercado profissional, que requerem um acompanhamento personalizado mais técnico e mais próximo do cliente.

Alargámos a nossa oferta de mobiliário profissional, além do tradicional mobiliário para escritório, abrangendo mais sectores profissionais, nomedamente nas áreas, hospitalar-geriatria, lares séniores, escolas, bibliotecas, hotelaria, fábricas, armazéns, supermercados, lojas comerciais, auditórios, exterior-urbano, etc.

Introduzimos também delegado comercial que efectua visitas regulares ao tecido empresarial-institucional, do  litoral ao interior, especialmente na zona centro de Portugal continental.

 

 

COZINHAS :

Logo em 1979, as Cozinhas por Elementos Levira com base de construção em chapa metálica e portas em aglomerado revestidas a fórmica foram o início da nossa especialização nesta area.

As "Cozinhas Americanas" como eram popularmente chamadas, eram uma inovação na época.

Este tipo de cozinhas caracteriza-se pela uniformidade de dimensões convencionadas internacionalmente, possibilitando aos fabricantes de todos os componentes, desde ferragens a electrodomésticos, uma "bitola" que anteriormente não existia.

Este sistema standarizado fez escola e hoje é a base de todos os fabricantes mundiais, permite, por exemplo, maior facilidade numa modificação, alteração,  modernização e encastre de electrodomésticos, posteriormente sem a necessidade de substituir a cozinha integralmente.

A partir de 1990 a Levira deixou de produzir cozinhas e passámos a distribuir cozinhas da vizinha Melix, agora já de base totalmente em madeira e melaminas com muito maior diversidade de modelos e cores.

É vulgar fazermos evoluções e adaptações a cozinhas Levira ou Melix montadas por nós há mais de 20, 30 anos e temos muitos clientes com cozinhas por nós fornecidas e montadas nas décadas de 80, 90 do século passado ainda  funcionais e em bom estado.

As degradação de qualidade, falta evolução e falhas de fornecimento obrigaram-nos também a deixar as cozinhas Melix (marca entretanto desaparecida).

"Há males que vêm por bem" como diz o ditado e com a larga experiência entretanto adquirida criámos a partir de 2000 a nossa marca,

Fazemos COZINHAS, em que reunindo os componentes certos, fabricamos e concebemos cozinhas de altíssima qualidade a um preço acessível com grande inovação e uma constante evolução técnica. Ficamos assim com a total liberdade de colocar a nossa experiência e fabrico ao serviço da criatividade pessoal do cliente ou propondo projectos de design por nós concebidos, com personalizações anteriormente impossíveis.

 

Os nossos projectos, orçamentos e propostas são grátis e sem qualquer compromisso.

 

Visit e-nos nas nossas lojas, solicite visita de comercial ou   contact  e-nos  , podemos auxiliá-lo a encontrar e escolher as peças ou solução de mobiliário mais adequadas para si ou para a sua empresa!

 

 

 

 

1978         1981
 
actualidade